O melhor do Brasil é o Brasileiro. Amo esta afirmação. Numa simples declaração, quando leio, entendo que o Brasil não é apenas um lugar, é uma maneira de ser. Esta frase me anima, porque vejo que quando alguém a coloca na boca, de certa forma está desejando também ser melhor.

O melhor do Brasil é o brasileiro.

Mas, como alguém que tenta enxergar a vida através de um prisma teológico, o pior do Brasil também é o brasileiro… calma, não acabei de me tornar anti-patriota. Esta realidade só me faz pensar melhor do meu país. E desejar o melhor para o meu país. Porque o melhor dele não é a sua riqueza natural. Não é a sua paisagem linda. Não é sua presença imponente em círculos de importância internacional. O melhor do Brasil são as pessoas que nele estão e que dele fazem parte.

Posso dizer que creio que Deus também pensa assim. O que mais tem valor no Brasil é o brasileiro.

Ainda assim, somos seres humanos. Deturpados pelo pecado e necessitantes da graça de Deus. Somos gente que se une aos milhares para reagir contra uma postagem atravessada de uma certa Catraca Livre, mas mal esboça uma reação por ser algemado por decisões de uma liderança política unilateral. Uma liderança que carece de nossa oração mais fervorosa! Além de tantas outras coisas mais que poderiam fazer que alguns odiassem o país. Mas não consigo. Só consigo amar mais ainda! Aaah, como sonho com um dia em que o Brasil poderá ser referenciado como honesto, correto, justo! Um país que não só deseja, mas vive Ordem e Progresso!

O de mais valor no Brasil é o brasileiro não por causa da habilidade moral. Mas porque Deus amou o Brasil (eu sei que o resto mundo também, ok) de tal maneira que deu seu único filho.

Que Deus tenha misericórdia deste momento do nosso país. Mas que continuemos a ama-lo mais que tudo. E nos levantar como proclamadores de justiça, mas também na necessidade da compreensão de Deus!

O melhor do Brasil é o brasileiro.