Há poucos dias nos mudamos para o Canadá. Família de mala e cuia.

A caçada pela casa foi algo que deu um certo trabalho de fazer por aqui, e algumas pessoas que fizeram a procura dizem que foi um benefício extra. Mas, como queríamos ver as casas pessoalmente (e também estávamos sem grana pra isso especificamente). Preferimos arriscar e vir na cara e na coragem – e claro, com o fator que tínhamos casa para ficar em Vancouver enquanto iniciávamos nossa caçada.

Mas isso é história para outro post. Quero falar aqui é sobre matrícula de crianças em escolas.

Antes de virmos para Vancouver fizemos MUITAS pesquisas a respeito deste assunto, mas vários lugares tinham informações cruzadas, desnecessárias e até informações enganadas e desatualizadas.

O importante destacar, é que no Canadá o ensino público é bem legal, e funciona bem, MAS não tem berçário gratuito. A escola começa com kindergarten (que é a partir de 5 anos). Quer um resumo? As School Boards (que é tipo uma secretaria de ensino) são bem compreensíveis, mas existem alguns documentos que você não pode esquecer (considerando que seu filho já estudava no Brasil):

  • Passaporte.
  • Carteira de Vacinação
  • Histórico escolar recente
  • Documentos dos pais com Permits – então, leve seu passaporte também.

PASSAPORTE – Algumas School Boards pedem a certidão de nascimento traduzida, MAS, olha que legal, no passaporte brasileiro tem nele escrito FILIATION, que serve como comprovante que a criança é filha de quem o responsável declara ser. Mas, talvez seja necessário (como nós fizemos) dizer pra pessoa que filiation refere-se aos detalhes que eles pedem… a pessoa da escola não conhece todos os passaportes, e nem todos tem isso. Então, explicar com carinho isso, provavelmente vai te fazer poupar algumas doleta$.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO – A carteira de vacinação é importante trazer (como se precisasse dizer isso), mas não é necessário traduzir. Mas ela é bem importante.

HISTÓRICO ESCOLAR RECENTE – na verdade, quando você se muda, as notas não são exatamente o que vão contar para seu filho, mas eles precisam saber se seus filhos estavam na escola e tinham um desenvolvimento normal. Alguns sites dizem que eles nem pedem isso, que a transferência não é necessária – e realmente, um documento de transferência não fará sentido pra eles, o documento com notas pelo menos dos últimos 6 meses de aula são bem importantes.

DOCUMENTOS DOS PAIS – uma coisa bem interessante é que o Canadá aceita pessoas de muitos lugares do mundo, mas não tem uma boa visão de pessoas que desejem ficar como ilegais. Portanto, leve seus permits, passaportes, etc.

ONDE PROCURAR MAIS INFOS?
Apesar de falar aqui sobre os School Boards, o local onde pessoas vindas do exterior precisam procurar são as DRCP (District Reception and Placement Centre). É nele que o primeiro registro deve ser feito, e é neste site onde você encontrará infos sobre documentações, formulários para preencher, etc.

Neste link tem os docs necessários exigidos pela DRCP. (lembrando que o Birth Certificate é pra ver de quem a criança é realmente filha).

Aqui você tem o formulário que é necessário preencher para cada criança. Você pode baixar e preencher em seu Leitor de PDF (no adobe pdf funciona). INFO plus: você também pode preencher no DRCP, e talvez se tiver alguma dúvida os funcionários podem te ajudar.

Espero ajudar você de alguma maneira.