Contexto na leitura bíblica é essencial, né?
Quem pega e lê Mateus 7.7-12 sem contexto pode pensar que se você quer alguma coisa é só pedir (com insistência) que lhe será dado. Sem contexto somos filhos mimados. Com contexto, Jesus está falando de uma quebra de paradigmas terrenos que o Reino de Deus traz

Bem aventurados os que choram, os humildes, os que tem fome, os misericirdiosos… e logo no cap 6 ele fala sobre oração, e problema de perspectiva terrena das coisas. A expectativa dos tesouros terrenos e a capacidade provedora de Deus… DAÍ ele começa a falar “Peçam e lhes será dado”. 

OU SEJA, peça DENTRO deste contexto de Reino e lhe será dado… O problema é que tem gente pedindo para o pai escorpiões e víboras como filhos mimados achando que TEM O DIREITO de receber.
É fácil pregar uma prosperidade e uma certeza de bênçãos terrenas porque é isso que nosso contexto terreno deseja. É isso que nosso lado carnal anseia.

Jesus não estava dando o que o povo queria ouvir. Tanto que em seguida ele fala que este é um caminho difícil de ser seguido… COMO ASSIM?! Pedir e receber é difícil?! SIM, é difícil, porque não é pedir o que EU quiser, mas o que contexto Reino demanda.

Ler sem contexto é mais fácil. É muitas vezes bem mais gostoso. Mas olhar para a Escritura sem contexto é só um pretexto pra não fazer o que o contexto do Reino exige – sacrifício do velho EU.