A mídia passa a mensagem de que liberdade é ser o que você quer ser – livre de religião, credo, cor, sexo, peso ou altura sem medo de ser feliz. Então as pessoas correm inutilmente atrás de algo que não pode ser alcançado. Porque ninguém consegue definir o que é realmente ser livre.
Deus, enquanto o mundo dita uma liberdade falsa (seja livre para ser o que quiser ser, desde que não seja algo que eu não gosto que você seja) nos dá uma liberdade que nos permite não ser aquilo que o mundo quer que sejamos.
Muitas vezes me deparei com amigos que diziam: “Nossa, porque você não faz isso ou aquilo? Você não pode? Que vida triste!”. Muitas vezes minha resposta foi “não, não posso”; mas hoje vejo que é muito mais que “não posso”… é exatamente Posso, mas não quero – e não preciso, porque sou livre.
O pecado nos escraviza não nos deixando ser aquilo o que mais gostaríamos de ser. Deus nos dá a possibilidade de sermos felizes sem termos que caçar onde o mundo não encontrou a felicidade – a liberdade de não precisarmos fazer o que o inimigo de nossas almas quer que façamos.
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
João 8:31-32