Ontem foi dia em que se comemora a Reforma Protestante. Muito legal. Muito mesmo. Mas acho engraçado como datas facilmente se tornam pontuais e descontinuadas.
As implicações de uma reforma na igreja são muito grandes!
O problema da reforma é a sugeira… sempre dá mais trabalho que construir – ainda mais se é necessário derrubar paredes tortas, infiltrações, coisas mal-feitas ou mal cuidadas. A maioria das pessoas quer sair da casa pra fazer a reforma. O incomodo, o trabalho, a sugeira, os custos… O problema é que pessoas pensam que re-reformar a igreja cristã dará menos trabalho.
Tem gente pintando um borrão na parede e chamando de reforma. Gente pensando que reformar é cantar “hinos da reforma” pensando que reformar é simplesmente cantar como os reformadores. Reformadores mudaram, escandalizaram, foram excomungados, ameaçados de morte (até mortos).
Reformadores mergulharam em vida de oração, buscaram entender a Bíblia através do Espírito Santo (e não da leitura que a igreja fazia), fizeram o que há muito não era feito tal como ensinar seus fiéis a ler para que pudessem a bíblia. Eles colocaram cânticos congregacionais em suas reuniões – e SIM, eles se utilizaram de melodias “pagãs” conhecidas nos chamados “Hinos da Reforma” e inseriram instrumentos considerados boêmios. Eles oraram por avivamento, eles lutaram com seus próprios pecados batalhando por santidade (tanto pessoal quanto congregacional). Eles fizeram inimigos… muitos inimigos…
Não confunda “Reforma da Igreja” com “Maquiagem Estética da Igreja”. A Reforma que a igreja precisa não é uma mera pintura numa parede mofada. O que a igreja precisa é que certas paredes entortadas pelo pecado sejam derrubadas, outras paredes mofadas com um tradicionalismo sem explicação sejam raspadas e refeitas. O que a igreja precisa é que infiltrações de práticas mundanas sejam completamente quebradas e substituídas por novas práticas. Um tapa de pinturinha com 3.4 litros de Calvinismo não resolve… Uma borrifadadinha de Lutero X14 na superficie não vai limpar..
Muita gente não está preparada pra reforma… talvez eu mesmo não esteja 100% consciente das implicações e complicações no processo. Vai ser preciso fazer sujeira, por a mão na massa (e dessa casa não dá pra se mudar enquanto ela acontece). Joelho no chão (muito!). E o engenheiro / mestre de obras precisa estar profundamente envolvido nisso. Nós? Nós somos apenas os ajudantes de pedreiro ali no meio dessa grande obra que Ele quer fazer.
“Fulano — Você ainda crê que Deus está na igreja?
Sayão — SIM! 
Fulano — Por que? 
Sayão — Porque cristãos estão tentando destrui-la há 2000 anos, mas Deus ainda a sustem através de seu Espírito e sua Palavra” Luis Sayão.