(Esse texto fiz como meditação pós acampa para a juventude da igreja, mas possivelmente você poderá aproveitar também)

Leia Tiago 3.13-18

Tiago, irmão de Jesus, apóstolo… mas mais que isso, um seguidor de Jesus que entendia que a vida cristã precisa ser vivida na prática. Hoje, quinta pós-carnaval, a vida começa a tomar um ar de “volta ao normal”… mas a vida cristã não deve ser normal, comum. Ela precisa ser extraordinária. Mas onde tudo isso começa? Começa na mente.

Compreender a transformação que precisa acontecer precisa alterar a maneira como enxergamos o mundo. Viver a vida de maneira sábia é fazer isto ser visível por nossos procedimentos. Olhe o versículo 17 do trecho de hoje. Ser sábio é abrigar no coração e na mente características que vem de Jesus.

“A sabedoria que vem de Deus é pura, calma, amável,compreensiva, repleta de misericódia e boas obras. É cheia de bons frutos, não trata os outros pela aparência [e se posso adicionar… ou por aquilo que podem dar] e é sincera.”

Ter a mente transformada é viver de maneira diferente daquilo que nosso coração naturalmente desejaria – por isso a vida cristã é chamada de sobrenatural. Mas isto é para ser vivido não apenas em momentos de retiro de igreja, é pra ser vivido hoje também.

Se você quiser dar um plus na sua leitura hoje, dê uma lida no trecho de Tg 4.13-17

“Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Transformação é para hoje também… e para amanhã, mas amanhã ainda não existe.. por isso, fazer aquilo que é certo, que vem de Deus deve ser pra agora!

PENSE E ORE

Olhe agora à sua volta – no seu escritório, mesa, quarto, casa…

O que Deus quer que você faça neste exato momento para que a vida sobrenatural que vem dele se torne visível àqueles à sua volta? Esta ação pode ser simplesmente se importar, ou pode exigir um esforço maior… mas o que quer que tenha que fazer, faça já!